"Lembro que sempre sonhei viver de amor e palavra." Herbert Vianna

Visitante número

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Onde vivem os Monstros

"Onde vivem os monstros" (EUA, 2009) é um daqueles filmes que fazem a gente olhar para dentro de nós mesmos/as sem permitir que passemos imunes às inquietações (boas ou ruins) que nossos medos e incertezas teimam em sacudir.

Apesar de ser inspirado no 
livro infantil de Maurice Sendak, alerto aos pais, mães e tios/as desavisados/as que o filme em questão não foi feito para crianças. Embora trate essencialmente de infância, a narrativa nos impele a enxergá-la pelo viés complexo que emoldura nossos amadurecimentos.

Tal qual no livro de 1963, Max é um garoto que, depois de uma malcriação, se isola de todos e entra em um mundo só seu, onde vivem os tais monstros do título. Daí, então, passamos a uma viagem de imaginação onde cada um dos bichos peludos são projeções de aspectos da personalidade do garoto e, por vezes, da nossa própria.

Terminei de ver o filme tentando, procurando encontrar em mim algumas respostas a milhões de questionamentos sobre o meu eu. Sobre como cresci, quando cresci, e se cresci. Qual o eixo entre Wandriane adulta e Wandriane criança. Parei, pensei, pensei, pensei, em vão, talvez, porque não obtive respostas. Enfim, o fato é que o filme transmitiu-me de forma eficaz, pelo olhar de serenidade de uma criança, que nem sempre "a felicidade é o único caminho para ser feliz".

Vale a pena ser visto.



3 comentários:

  1. Adorei o post, sem duvidas procurarei ver o filme me parece bem intereçante a temática central do mesmo. Olha, estou seguindo!

    Se quiser siga o meu blog também.
    http://pensamentosreciclados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Aahn, preciso ver. Parece ser ótimo.
    Aliás, nem preciso dizer que AMEI a imagem da tatoo de aspas + frase de Clarice. PERFEITO!

    ResponderExcluir
  3. To baixando pra conferir!

    ResponderExcluir