"Lembro que sempre sonhei viver de amor e palavra." Herbert Vianna

Visitante número

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ALMÔNDEGAS VEGANAS








Receitinha: É bem simples. O mais importante para preparar soja é reidratá-la direitinho. Eu faço assim: fervo água com um pouco de molho shoyu (tem gente que usa vinagre), coloco a soja na água fervente e deixo uns cinco minutos (é importante que a vasilha seja um pouco funda, porque vai subir bastante o nível da água com a soja, e pode fazer melequeira). Depois eu passo a soja pelo escorredor, passo um jato de água fria, e vou pegando a soja aos bocados nas mãos, passo pela água fria e espremo beeem, reservando em outro recipiente.

Depois é hora de temperá-la. Eu uso mais shoyu, coloco cebola cortadinha, alho, sal, pimenta do reino, curry (opcional, é que eu adoooro curry), e salsinha cortada. Use de temperos o que sua intuição recomendar, hehe... Eu costumo deixar ela temperando de um dia para o outro. Quanto tempo mais você deixar temperado, mais a soja toma gosto, e melhor fica. 

Com a soja temperada, vou preparar as almôndegas, que nesse caso, são veganas - não vai nada de origem animal. Então ao invés de usar ovos para dar liga, eu coloquei tomate cortadinho, sem pele e sem semente, mandioquinha cozida e a quantidade necessária de farinha de trigo. Eu usei mandioquinha, mas você pode fazer com batata mesmo. Por fim, quando perceber que deu liga é hora de enrolar as almôndegas, e levá-las ao forno. Eu unto bem uma forma e levo pra assar. Dá pra fazer frita também, eu não gosto de fritura. Quando assar, é só tirar do forno e servir!!! Prontinho... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário