"Lembro que sempre sonhei viver de amor e palavra." Herbert Vianna

Visitante número

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Uma foto pode matar?



“A resposta para a pergunta acima é: sim!
Kevin Carter foi morto por sua foto em 27 de Julho de 1994 . Carter era um fotojornalista do Continente Africano, membro do “Bang Bang Club”
O som de um choramingar próximo de uma vila que ele se encontrava lhe chamou a atenção e ao investigar de onde vinha o choro deparou-se com umacriança sudanesa que havia parado para descansar entre a vila e o centro de nutrição. Próximo a esta criança havia um abutre, Carter disse que esperou cerca de 20 minutos aguardando o abutre abrir as asas para fazer a foto, já que o abutre não abriu as asas, ele tirou a foto mesmo assim e logo em seguida correu atrás do abutre para afastá-lo da criança.
Partes de sua nota de suicídio diziam:
“Estou deprimido… Sem telefone… Sem dinheiro para o aluguel.. Sem dinheiro para ajudar as crianças… Sem dinheiro para as dívidas… Dinheiro!!!… Sou perseguido pela viva lembrança de assassinatos, cadáveres, raiva e dor… Pelas crianças feridas ou famintas… Pelos homens malucos com o dedo no gatilho, muitas vezes policiais, carrascos… “
Seu suicidio foi motivo de diversas discussões e estudos sobre a ética na fotografia como vc pode ver neste vídeo.

Para saber mais sobre Kevin Carter assista o documentario de Dan Krauss:“The Death Of Kevin Carter: Casualty Of The Bang Bang Club”. E veja o vídeo da música feita pelo grupo Manic Street Preachers em sua homenagem

Um comentário:

  1. Eu estudei sobre essa foto na facul, o que deixou o cara mais perturbado foi que naquele ano, essa fotografia foi eleita a fotografia do ano... E na verdade a fotografia era uma desgraça...

    ResponderExcluir